Início do Conteúdo

“Ribeirão Vermelho” reforça a importância de doação de sangue

Através do vereador Alessandro Maraca, projeto vem conseguindo aumentar o número de doações na cidade
“Ribeirão Vermelho” reforça a importância de doação de sangue

Por: Assessoria gabinete Alessandro Maraca - Foto: Divulgação Alessandro Maraca

 

A Campanha Ribeirão Vermelho, que está em seu segundo ano consecutivo pode triplicar o número de doadores em comparação ao ano passado. 

O projeto de resolução de autoria do vereador Alessandro Maraca (MDB) que autoriza a divulgação da campanha de doação de sangue “Ribeirão Vermelho”, foi idealizada pelo grupo Arena Jovem da Igreja Sara Nossa Terra.

Levantamento feito em 2017 mostra que através da campanha a unidade de coleta teve um aumento de 18% comparado a mesma data do ano anterior.

“É um exercício de cidadania, o Ribeirão Vermelho busca salvar vidas e conscientizar a população, no último sábado, 3 de março, estive no hemocentro campus e me deparei com um volume muito grande de doadores esperando para fazer a coleta, acredito que em média 200 pessoas ou mais passaram por lá período das 9h às 13h”, diz Alessandro Maraca.

A campanha tem o intuito de sensibilizar a sociedade civil para que se mobilizem e abracem a causa em busca do salvamento de vidas

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são realizadas um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, somente 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente.

A falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e demais procedimentos que garantem vidas. Todavia, além do Carnaval ser um período crítico, nos últimos anos, há um decréscimo de doação e está cada vez mais difícil alcançar o estoque ideal, segundo especialistas.

 “Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas adultas e até de dez bebês, a nossa ação é conscientizar as pessoas de como é simples e tão nobre doar sangue”, finalizou Maraca.

Todos os bancos de sangue da cidade estão com estoque abaixo do ideal, o banco de sangue de Ribeirão Preto, por exemplo, tem capacidade para atender 100 pessoas/dia e em média e atende somente 20 pessoas.

Quatro pontos de coleta de sangue aderiram à campanha, que irá durar todo mês de março.